Promoção: Mala de Bordo (Padrão Anac) a partir de R$ 199,90 e Conjunto de Malas a partir de R$ 489,90. Utilize o cupom SUPERPORTAL e ganhe ainda mais desconto em todo site.
carrinho 0item(s)

Cartagena das Índias - Colômbia

Imagine um lugar que reúne histórias de verdadeiros ataques de piratas no mar do Caribe, cujas águas são incrivelmente cristalinas e quentes, misturadas aos duzentos anos de Inquisição, além de cultivo de pérolas barrocas, com as esmeraldas mais valiosas do mundo, café e colorido únicos, gastronomia incrível e um povo acolhedor e feliz como nós brasileiros...

 

 

Sim, nosso destino de hoje envolve tudo isso e muito mas...

Cartagena das Índias é a capital de Bolívar, na Colômbia, fundada em 1º de junho de 1533, pelos conquistadores espanhóis.

A cidade foi declarada Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959 e em 1984, Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O clima quente e úmido da região é convidativo para quem quer curtir o Caribe sem se preocupar com a rota dos furacões. A melhor época para visitar Cartagena vai de dezembro a abril, quando o risco de chuvas é mínimo, mas toda hora é hora.

É perfeitamente possível conhecer bem a cidade e as praias em 7 dias.

Imigração para brasileiros:

Assim como o Chile, nosso destino da semana passada, a Colômbia também faz parte do MERCOSUL, assim, nós brasileiros, podemos adentrar ao país com nossas Cédulas de Identidade em boas condições ou com o Passaporte, não sendo necessário visto, desde que o período de permanência seja inferior a noventa dias.

É recomendado pelo governo colombiano que você seja vacinado contra febre amarela, com pelo menos quinze dias de antecedência à viagem. Após a vacina, emita seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), ele é emitido gratuitamente em um dos Postos da ANVISA.

Como chegar:

Para chegar ao paraíso de avião, você pode partir do Brasil fazendo escala em Bogotá, Lima ou na Cidade do Panamá, pelas empresas aéreas LATAM, AVIANCA e COPA AIRLINES. Posso dizer que a minha experiência no voo de Bogotá até Cartagena foi emocionante, já que se passa por regiões de instabilidade e turbulências, mas um voo com emoção faz com que você tenha mais amor à vida! :P

Chegando ao aeroporto, é interessante que você tenha pelo menos o valor do táxi até o hotel em pesos colombianos.

Comprá-los no Brasil não é muito vantajoso. Por isso, indico que troque reais por dólares no Brasil e ao chegar ao aeroporto (comprei os meus pesos em Bogotá) compre apenas o valor necessário para o traslado que te leve ao centro ou ao hotel, onde certamente você terá indicações das melhores taxas de câmbio do dia.

Importante dizer que não há taxímetro nas viagens de táxi, então, combine o preço antes do embarque e saiba que alguns motoristas pedem gorjetas!

Há também cruzeiros que fazem rotas no Caribe e atracam no Porto de Cartagena e ônibus que partem de Bogotá.

Restaurantes e Sorveterias:

El Santisimo - Com ambiente agradabilíssimo e lema que se encaixa perfeitamente: "Somos uma família de criadores consagrados, inspirados em cativar os paladares mais exigentes", este restaurante vai te conquistar! É interessante reservar sua mesa aqui e aproveitar a alegria de compartilhar almoço ou jantar com sua companhia bebendo uma deliciosa limonada de coco ou drinks deliciosos e refrescantes.

Você pode escolher entre o cardápio com preço pré-definido, com entrada, prato principal e sobremesa extremamente bem servidos, bebidas à vontade em um pacote com a refeição, ou escolher o menu à la carte, caso sua vontade de comer seja maior do que o seu estômago. :P

Endereço: Calle Del Torno #39-76 - Telefone: +5756601531

 

Crepes & Waffles - Descobrir este restaurante que serve café da manhã, almoço, brunch e jantar foi uma grata experiência para o bolso e paladar. São inúmeras opções para todos os gostos, por isso, comi um crepe salgado e outro doce, enormes! Há crepes, waffles, sopas, massas, saladas e sorvetes. Confira o site.

Endereço: Plaza de San Pedro, Cra. 4 #31-24 - Telefone: +5756604291

 

Hard Rock Café - aberto 24 horas, esta filial do restaurante com tema de rock’n’roll serve hambúrgueres e clássicos americanos misturado à atmosfera colonial da cidade amuralhada. Confira o site.

Endereço: Cra. 7 Nº 32, 10, Plaza de la Aduana, Old City - Telefone: +5756643938

La Paletteria - muito antes de estourar a moda das paletas mexicanas (que eu não encontrei no México, rs) aqui no Brasil, esta pequena e deliciosa Paletteria já fazia sucesso nos dias sempre quentes do nosso destino. Há paletas de frutas com água, a base de leite e de iogurte, além de caldas quentes opcionais. Veja tudo aqui.

Endereço: local 2, Cl. 35 #03-86 - Telefone: +5756661579

Passeios:

Bocagrande -Essa é a região mais moderna da cidade, onde há praia de areia escura e água quente mas não cristalina. Há grandes redes hoteleiras e opções diversas de fast food. Caso seu alojamento seja aqui, não se preocupe pois estará bem próximo do centro da cidade murada.

Cidade Amuralhada - Os 11 quilômetros de muralha foram construídos para proteger a cidade, que era entreposto comercial e produtora de pedras preciosas de ataques piratas. Perca-se andando pelas ruas de paralelepípedo, passeie ou admire as charretes e aprecie a simpatia das palenqueras, senhoras que vendem frutas apetitosas.

Plaza Santo Domingo - localizada no centro da cidade velha, é onde tira-se a tradicional foto com a estátua de Botero "La Gorda". Há muitos restaurantes na praça e a noite é bem animada por personagens de todos os estilos, com ênfase ao sósia da Shakira.

Por ser um ponto de referência, nos hospedamos no Hotel Delírio, a alguns passos da praça. Por ali também se encontra artesanato local e lembranças diversas para todos os gostos e possibilidades financeiras.

Porta, Torre do Relógio e o Portal dos Doces - A entrada principal da cidade amuralhada hoje conta com três portas abertas, a torre do relógio, instalado em 1874 e logo em frente você pode conhecer a feira de doces típicos da região, comi uma cocadinha sensacional.

Café del Mar - Neste lugar imperdível funcionam um bar e um restaurante com mesas para curtir o maravilhoso pôr do Sol visto da muralha, bebendo e petiscando em grande estilo. Há boa música com bandas e DJs. Como muitas pessoas vão compartilhar o evento diário mágico, chegue lá pelas 17 horas, para poder sentar-se.

Convento de Santa Cruz de La Popa - Com mirante de vista panorâmica privilegiada da cidade, o convento está a 148 metros do nível do mar, fica a vinte minutos das muralhas, indo de carro. Você pode visitar o interior do Convento e a Igreja da Virgem da Candelária.

Castelo de San Felipe de Bajaras - O Castelo é incrível, mas acredito que é essencial contratar um guia para mostrá-lo, assim, você conhecerá boas histórias sobre a cidade e descobrirá segredos entre passagens estreitas, canhões e a bonita vista.

Sapatos Velhos - Atrás do Castelo, você encontrará "los Zapatos Viejos", obra assinada por Tito Lombana, em homenagem ao poeta Luis Carlos López - el Tuerto.

Museu da Inquisição - O antigo Palácio da Inquisição abriga hoje um acervo sobre os duzentos anos do Tribunal do Santo Ofício, com objetos de tortura, forcas, guilhotinas, um poço e quadros sobre a época em que pessoas eram acusadas e condenadas à morte por heresia e bruxaria.

Museu das Esmeraldas - Neste museu temos uma aula sobre a formação das esmeraldas até o momento da lapidação da pedra, aprende sobre o valor da esmeralda e ainda dá pra comprar as peças ali produzidas.

Museu do Ouro Zenú - De entrada gratuita, o passeio rápido te leva a aprender sobre a história do povo indígena Zenú e encontrar objetos utilizados por eles.

Islas del Rosario, Oceanário e Isla Baru - Para conhecer o azul caribenho de Cartagena, você pode escolher entre dois tipos de transporte marítimo: O primeiro é maior e mais lento, demora em média duas horas e meia de trajeto, mas tem conforto como banheiro e maior estabilidade. Já o segundo meio é através de lanchas que demoram uma hora, são pequenas e podem causar enjoo ou dores nas costas de pessoas mais sensíveis.

É bom saber que para entrar no Oceanário, você deverá pagar uma taxa extra que não está inclusa no passeio. Caso contrário, você pode esperar no barco ou ir ao outro lado da Ilha, para praticar mergulho.

Sugiro que caso seu tempo de estadia seja maior que cinco dias em Cartagena, você pense na possibilidade de se hospedar em uma das ilhas do arquipélago, para poder relaxar absolutamente desde o amanhecer nas areias brancas, aproveitando o calor do Sol para se bronzear e as águas quentes do Mar do Caribe.

Vulcão El Totumo - Passeio com direito a banho de lama morna, está a poucos quilômetros de Cartagena, você pode ir de ônibus, excursão ou com carro alugado.

Reza a lenda que um padre benzeu o vulcão com água benta e a lava e fumaça se transformaram em lama.

 Comentários gerais:

  • Aos amantes de música, fica a dica do Cartagena Festival Internacional de Música que acontece desde o ano de 2007.
  • A água potável de Cartagena, assim como a brasileira, não é salobra como nos demais países da América Latina. Beba muita água para manter-se hidratado, mas não deixe para comprá-la na praia, onde cheguei a ver 500ml por 8 dólares.
  • Vale a pena experimentar o típico arroz de coco, a limonada de coco e os bolinhos salgados de banana!
  • Fique esperto - Nunca aceite ostras de pescadores nas praias públicas, há muitos vendedores ambulantes, simplesmente diga: "no, gracias" - não obrigada! Em razão de ostras nada frescas, eu tive uma aventura de quase morte, que me levou a conhecer os aeroportos de cadeira de rodas (história para outro dia).
  • Há muitos vendedores de colares de pedras e pérolas barrocas... Confie naqueles que queimem as pérolas na sua frente, as originais não pegam fogo, já as de plástico... já viu né?! Os artistas sobrevivem da arte, depois de pechinchar pelo meu lindo colar de pérolas que eu realmente não podia comprar pelo preço original, fiquei com a consciência pesada pelo bom preço fechado!
  • Muitas são as dicas para aproveitar deste lugar especial! Deixe seu comentário e contribua para o passeio dos amigos viajantes.

A gente se vê na próxima,

 

Jessica Lins, 30 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

← Artigo Anterior Próximo Artigo →

2 ideias sobre “Cartagena das Índias - Colômbia”

Deixe uma resposta