O sistema de bagagem pode confundir muita gente que nunca viajou de avião. Afinal, o que é preciso saber para conseguir embarcar de maneira tranquila? O que significa mala de mão? E bagagem despachada? Como eu sei quanto eu posso despachar por meio da minha passagem e quanto eu preciso pagar para despachar a mais?

Abaixo, separamos as principais informações sobre o sistema de bagagem de um voo, trazendo algumas dicas de como você pode se preparar para viajar sem precisar se preocupar com essas questões. Leia tudo e entenda ao menos um pouco como as companhias organizam as suas bagagens!

 

Sistema de bagagens de mão - O que significa?

 

O sistema de bagagem de mão é o mais fácil de compreender. Basicamente, significa que você pode levar dentro do avião, em um compartimento acima do seu assento, uma bagagem de mão. Mas, calma! Você tem que respeitar o tamanho dessa mala, que deve ser até as seguintes medidas:

 

  • 55 x 35 x 25 cm

 

Veja que essa medida é exata e sua mala não pode ser maior do que ela. O motivo? Simples, o bagageiro não suporta malas maiores e você não conseguiria colocar a sua lá se a medida fosse ultrapassada. Então, quando for comprar uma mala de viagem para essa finalidade, compre do tamanho correto para não ter que despachar quando chegar no aeroporto. 

Além da bagagem de mão, o passageiro pode levar uma mochila ou sacola. Nesse caso, ela deve ser pequena o suficiente para ir abaixo do assento. Ou seja, é apenas um item pequeno para coisas necessárias de se ter em mãos, como uma bolsa com carregador, espelho, etc. 

 

Sistema de bagagem despachada

 

Agora, quando falamos em despachar bagagem, não há limites, geralmente. Porém, o mais comum é que as companhias ofereçam uma franquia de até 23 kg para ser despachado gratuitamente. Após esse peso, você terá que pagar para despachar e o valor muda de companhia para companhia. 

É importante observar na hora de comprar sua passagem se a franquia está inclusa no preço. Caso sim, você deve chegar um pouquinho mais cedo e ir até o balcão da companhia para entregar a sua mala. Depois, ela só será retirada ao chegar no destino, na esteira perto do desembarque. 

Por isso, deixe na mala despachada itens que você não precisará durante o voo ou mesmo na espera do aeroporto. Celular e carregadores, por exemplo, devem estar na sua mala de mão - se caso você despachar, não há como pegar a mala até chegar, então, não irá adiantar pedir por nenhum item, ok?

No caso da mala despachada, escolha modelos que tenham rodinhas para facilitar sua vida no aeroporto. Faça uma compra inteligente de mala de viagem e de acordo com a franquia do que você pode despachar. Isso faz muita diferença! 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais textos. Até a próxima!