PROMOÇÃO IMPERDÍVEL: Malas Travelux a partir de R$ 198,99 (padrão Anac) e Conjunto de Malas a partir de R$ 369,90 . Utilize o cupom promocional BLACKNOVEMBER e ganhe ainda mais desconto em todo o site. Aproveite!
carrinho 0item(s)

Conhecendo Recife - Pernambuco

marco zero recifeMuitas foram as paradas de nossas últimas férias e, propositalmente, deixei para contar sobre o Recife ao final, já que este foi o ponto de partida e de encerramento da viagem.

Conheci duas cidades absolutamente diversas, Recife de Carnaval e Recife em um final de semana comum, valeu a pena em ambas as ocasiões.

Planejando o carnaval, o aplicativo Blocos de Rua foi essencial para saber os horários dos shows e apresentações no Marco Zero e em Olinda... Desde o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do Recife.
Pousada ImperialQuando minhas amigas e eu acertamos as passagens aéreas, poucas eram as vagas em hospedagens que atendessem o nosso propósito (de curtir o destino sem gastar muito neste quesito) próximas ao centro do Recife, mas tivemos muita sorte de encontrar no Booking uma Pousada cuja gerente é o maior encanto! É incrível quando partimos rumo ao desconhecido e nos deparamos com pessoas abençoadas como a Milca, da Pousada Imperial, Rua Alexandre Baracho, 923, Jaboatão dos Guararapes.

A pousada tem instalações bem novas, uma piscina e um ótimo café da manhã.

A pousada fica a cerca de 25 minutos do Aeroporto Gilberto Freyre, é próxima ao Bairro de Boa Viagem no Recife, mas se você estiver de carro, tudo fica fácil, ou se estiver dividindo a viagem com mais duas ou três pessoas, o Uber compensa.

Optamos por não alugar um carro durante o período do Carnaval, pois o trânsito se complica muito nesta época, ruas e acessos próximos aos blocos de rua são fechados para carros de passeio e até aos motoristas da Uber, transitando apenas ônibus, táxis e pedestres.

Marco Zero CarnavalQuem me conhece, sabe que nunca fui muito de folia e multidões, mas me rendi ao Marco Zero, junto com as amigas, participando dos shows da segunda-feira de Carnaval. Há segurança reforçada pelos Policiais Militares e Guarda Civil, mas todo o cuidado é pouco em meio a tantas pessoas. Assim, todas deixamos bolsas, relógios e partimos para a comemoração.

Enquanto estivemos nos locais de festejo, não houve maior confusão por perto de nós, a não ser um quase esmagamento quando uma troça passou em Olinda, mas sai ilesa desta!

Caso você esteja planejando sua primeira viagem ao Carnaval de Recife e Olinda, baixe o app de Recife e também o dos Blocos de Rua, ficando atento ao transporte oferecido pela Prefeitura, que saem dos Shoppings sentido à folia.

Em meio aos festejos, não havia muita opção de diversão fora os blocos, já que eram dias de feriado e ponto facultativo, por isso, devo voltar com tempo, para apreciar Olinda, principalmente.

Instituto Ricardo BrennandNa quarta-feira de cinzas, alguns museus abriram, após às 13 horas, e tivemos a melhor experiência ao visitar o Instituto Ricardo Brennand,  um lugar incrível com trinta mil metros quadrados de área verde e três prédios que incluem arte sacra, uma coleção incrível de armaduras e armas medievais, pinturas e esculturas de diversas nacionalidades e épocas, além de estátuas de cera e réplicas de obras de arte famosas.

O Instituto Ricardo Brennand fica na Alameda Antônio Brennand, s/n, na Várzea, bem distante do centro do Recife, mas a visita é indiscutivelmente obrigatória para amantes de área verde e arte!

O horário de funcionamento é das 13 horas às 17:30 horas, com a última entrada às 16:30 horas. A entrada inteira é de trinta reais de terças às sextas e trinta e dois reais nos sábados, domingos e feriados.

Ótima dica para quem estiver no Recife na última terça-feira do mês, exceto em janeiro, julho e dezembro, é a entrada gratuita, limitada a dois mil visitantes no dia.

Oficina BrennandVale, ainda, dividir o dia de visita no Instituto com a Oficina Brennand, que abriga obras de Francisco Brennand, na Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea, funcionando de segundas às quintas-feiras, das 08 às 17 horas, às sextas das 08 às 16 horas e de sábados e domingos das 10 às 16 horas.

Na Oficina você encontrará desenhos, pinturas, cerâmicas e objetos utilitários.

Com o feriado, a melhor opção para refeições foi dar uma passada no maior shopping no nordeste, o  Riomar, na Avenida República do Líbano, 251, que funcionou todos os dias, com uma programação de shows e apresentações.

Essa foi a programação do feriado, seguida pelo aluguel de carro para desbravar o litoral pernambucano e alagoano, leia também: nossas experiências em Porto de Galinhas, Maragogi e região e Maceió.

Chegando ao fim das férias, partimos de Maceió à Recife, trajeto de 257 km, que durou cerca de três horas.

De volta ao Recife, voltamos ao Centro Histórico, especificamente no Marco Zero, agora sem a estrutura de palcos do Carnaval. O Marco Zero (foto de capa) é retratado por uma rosa dos ventos, criada por Cícero Dias, na Praça Rio Branco.

Parque de EsculturasPor cinco reais, há barquinhos que fazem a travessia até o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Você pode conferir o Centro de Artesanato de Pernambuco, com diversos itens da cultura local à venda. Em frente, temos o Armazém 11 do Porto de Recife, com diversos restaurantes para curtir a tarde, principalmente aos domingos.

A região do Marco Zero é fechada para o trânsito de veículos automotores, estando disponível para pedestres, passeios de bicicleta e uma simpática feirinha de artesanato e culinária na Rua do Bom Jesus. Na feirinha, se você gostar de doces, dê ênfase à banquinha dos bolos de rolo... o meu preferido é o de morango!

Rua do Bom Jesus

Além da feirinha de domingo, é importante saber que a Rua do Bom Jesus abriga a Embaixada de Pernambuco - o Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda e a primeira Sinagoga das Américas - Kahal Zur Israel, ambos podem ser visitados.

 

Visitamos o Cais do Sertão, no antigo Armazém 10 do Porto de Recife, à Avenida Alfredo Lisboa, s/n, aberto de terças às sextas-feiras das 9h às 17 horas e aos sábados e domingos das 13 às 17 horas, com entrada inteira no valor de dez reais. Este museu é maravilhoso, conta-nos sobre a vida do sertanejo e do vaqueiro, celebrando a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Cais do Sertão

Há neste museu uma réplica de uma casa antiga da região, discografia de Luiz Gonzaga e outros nomes de expressão na música pernambucana.

Por fim, no segundo andar, você é convidado a assistir uma aula sobre a música nordestina e sua origem, finalizada com a participação de todos em uma grande banda a tocar Asa Branca... foi sensacional!

Do outro lado do prédio, havia uma exposição temporária, de entrada gratuita, sobre a obra de Joana Lira, "Quando a vida é uma euforia", uma grata surpresa sobre a responsável pelos desenhos das campanhas carnavalescas de Pernambuco.

 

 

 

Paço do FrevoSaindo do Cais do Sertão, rumamos ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, onde apresentamos nossos ingressos do museu anterior e pagamos a entrada de cinco reais.

O funcionamento do Paço do Frevo é de terças às sextas das 9 às 17 horas e sábados e domingos das 14 às 18 horas.

Aqui você explorará a história do movimento, aprenderá sobre os termos utilizados no frevo, poderá ver estandartes de vários grupos e anos, além de ser convidado para uma aula experimental de frevo... uma delícia!

Termine o dia registrando fotos divertidas no mural de grafites no mesmo estilo do Beco do Batman em São Paulo.

 

 

Parque Dona LinduQuando em Boa Viagem, uma boa pedida é o passeio no Parque Dona Lindu, mãe do então Presidente da República, Lula. A estrutura foi desenhada por Oscar Niermyer, contando com ciclovia, pistas para corrida e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Possui, ainda, teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.

 

E dessa forma, terminamos nossas maravilhosas férias de março de 2019.

Recife é um lugar incrível para se descobrir! Aproveite...

Até a próxima!

 

jessviaja galo da madrugadaJessica Lins, 32 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, viajante QUASE profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

← Artigo Anterior Próximo Artigo →

Deixe uma resposta