ÚLTIMAS UNIDADES: Malas Travelux a partir de R$ 199,90 (padrão Anac) e Conjunto de Malas Samsonite a partir de R$ 999,90 , Utilize o cupom promocional CARNAVAL20 e ganhe ainda mais desconto em todo site. Aproveite!
carrinho 0item(s)

Fim de semana em Pirenópolis - Goiás

Um passeio de fim de semana em Pirenópolis - Goiás

Pirenópolis, aos pés da Serra dos Pirineus, é uma cidade histórica localizada a 150 km de Brasília e 120 km de Goiânia, e um dos destinos mais perfeitos para um bate volta. Fundada como um pequeno arraial em 1727,  com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, ela foi acampamento de garimpeiros na época das bandeiras durante o Ciclo do Ouro para a Coroa Portuguesa, sede do primeiro Jornal do Estado de Goiás - Matutino Meia Pontense.

A queridinha dos goianos e brasilienses é patrimônio tombado pelo IPHAN desde 1988, tornando-se nacionalmente conhecido por ser cenário da novela global Estrela Guia, em 2001. Acolhedora e convidativa, a cidade conta com um Centro de Informações ao Turista bem organizado (você encontra atendimento logo ali no portal de entrada da cidade), tendo muito a oferecer aos adoradores da boa gastronomia tradicional de Goiás, de artesanato, doces e compotas, atividades ao ar livre, natureza e descanso, sendo também palco das Cavalhadas - na Festa do Divino, shows do Festival do Canto da Primavera, abrigando, hoje em dia, o maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste, o Piri Bier.

O que visitar?

Museus e Igrejas:

Museu das Cavalhadas - Fundado em 1992 por Maria Eunice Pereira e Pina, neste museu você pode conhecer da tradição portuguesa ainda praticada em Pirenópolis nos últimos três dias da Festa do Divino, pode-se visitar este museu, que abriga um bom acervo de fantasias, fotos e histórias.

Endereço: Rua Direita, 39 - Centro - Telefone: 62 33311166.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 8:00 às 20:00h.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Construída a partir do ano de 1728, utilizando-se o sistema misto de taipa de pilão, adobe, alvenaria de pedra e madeira, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941. Em 2002 sofreu incêndio que destruiu o telhado e toda a parte interna, sendo reconstruída em 2006.

Endereço: Praça da Matriz, s/n, Centro. Telefone: 62 33311012

Igreja Nossa Senhora do Carmo -  Museu de Arte Sacra - Construída entre 1750 e 1754 por Luciano da Costa Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota, a igreja no estilo barroco-rococó abriga desde 2009 o Museu de Arte Sacra, cujas visitações são de quartas a domingos das 11:00 às 17:00h.

Endereço: Rua do Carmo, s/n, Centro Histórico. Telefone: 62 33311012.

Cachoeiras: Dentre as oitenta e duas cachoeiras da nossa Piri, vamos focar em duas, neste link você poderá obter mais informações sobre as principais delas. Não se esqueça de carregar consigo o repelente e o filtro solar!

Cachoeiras Bom Sucesso - Seis cachoeiras e piscinas naturais na Fazenda Bonsucesso, onde se caminha por trilhas remanescentes da época da exploração do ouro. Localizam-se a 5 km do centro de Piri.

A primeira delas é Cachoeira do Açude, ideal para crianças, seguida da Landi, Bonsucesso e Lagoa Azul, para a qual deve-se subir 1.500 metros pelas trilhas. A Cachoeira Bonsucesso é indicada para prática de rapel, pois tem 25m de queda e 7m de profundidade. Há também a Cachoeira Palmito e a Cachoeira Pedreiras.

Endereço: Fazenda Bonsucesso, saída no bairro Alto do Carmo 3,5 Km.

Telefones: 62 996051176 ou 62 999229298.
Horário de funcionamento: diariamente entre 07:00 e 17:00h.

 

 

 

 

 

Cachoeira do Abade - encontra-se a 16 quilômetros de distância do centro histórico, sendo 11 deles em estrada de terra.  A água é da nascente do Rio das Almas, e está a 5 quilômetros da nascente. Com acesso pela estrada que leva ao Parque Estadual da Serra dos Pirineus, faz parte da Reserva do Abade, que conta com mais três cachoeiras e alguns mirantes.

Endereço: Rua dosPirineus, s/n, Pirineus. Telefone: 62 981459597.

Horário de visitação: diariamente, das 09:00 às 16:00.

 

Restaurantes e lojas:

Rua do Lazer - A Rua do Rosário possui diversos restaurantes com música ao vivo, diversão, boa comida, cervejas artesanais e vinhos, principalmente nos dias frios de julho. Você pode conferir os diversos bares e restaurantes, como o badalado Maiale Empório e Restaurante e o Aravinda Comida Artesanal no site da rua.

As lojas de artesanato, esculturas, joias e móveis estão exemplificadas aqui. Todos os visitantes deveriam voltar para suas casas com, no mínimo, uma casinha feita com as pedras famosas de Pirenópolis ou com os bois símbolos das Cavalhadas.

Pensão do Padre Rosa - com nome peculiar, este restaurante incrível oferece um buffet de infinitas possibilidades para o deleite da culinária tradicional goiana, já anunciado em sua placa na entrada... há fartura plena... Caso você tenha tempo para comer sem pressa alguma...

Da primeira vez que estive lá, fui surpreendida pelo senhor que estava no caixa que disse: Vocês tem até às 17 horas para voltar e continuar a comer! Uau!

Endereço: Rua Aurora, 144, Centro. Telefone: 62 33313577.

Horário de funcionamento: Aos sábados e domingos, das 11:30 às 17:00h; em janeiro e julho, de segunda a domingo, das 12:00 às 17:00h.

Há muito a se explorar por aqui, a começar pela escolha dos hotéis, pousadas e pensões, todos com cafés da manhã sensacionais!

Deixo aqui a dica da Pousada das Orquídeas, que fica na rua do meu amado Restaurante Pensão Padre Rosa :D Bem no Centro de Piri... pertinho de tudo. Caso possa investir mais em hospedagem, procure pela Pousada dos Pirineus Resort e Pousada das Seriemas!

Dúvidas?! Contate-nos.

A gente se vê em algum passeio de fim de semana em Pirenópolis... Bora pra Piri!

 

Abraços.

 

Jessica Lins, 30 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

 

← Artigo Anterior Próximo Artigo →

Deixe uma resposta