Promoção: Mala de Bordo (Padrão Anac) a partir de R$ 199,90 e Conjunto de Malas a partir de R$ 399,80. Utilize o cupom TODODIA e ganhe ainda mais desconto em todo site.
carrinho 0item(s)

O paraíso logo ali em Arraial do Cabo

Que a exuberância brasileira se encontra em lugares diversos por nossas imensas terras, não há o que se discutir. O que também não se discute é o paraíso, logo ali em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a 164 quilômetros da capital.

Conhecida como o Caribe Fluminense, esta cidade litorânea com ares de interior conta com a média de trinta mil habitantes, inúmeros hotéis, pousadas e hostels para todo tipo de viajante, muito verde e um mar espetacular até nos dias chuvosos. Detalhe para o clima de Arraial do Cabo que possibilita visitas a qualquer época do ano.

Este é um daqueles destinos que sempre me fascinou, há alguns anos eu curtia fotos e relatos sobre as praias paradisíacas da região, até que, finalmente, após várias tentativas não concluídas, uma ótima companhia surgiu e partimos para Arraial do Cabo em um carro alugado, saindo do Aeroporto do Galeão.

Como turistas, nós, uma goianiense de coração e uma mineira paulistana, pesquisamos sobre a melhor maneira de viajar até Arraial. A escolha acertadíssima foi alugar um carro, já que a locomoção de uma praia pra outra é bem trabalhosa quando não se está motorizado.

É indubitavelmente normal ter medo de dirigir por vias desconhecidas, pelo Rio de Janeiro, ainda temos a impressão midiática de que passando por locais belíssimos a qualquer momento deixaremos uma via segura pela entrada proibida de um morro dominado pela violência do tráfico.

Eu, particularmente, como amante do "errejota", desbravei zonas de metrô e ônibus, além de andar a pé pela Cidade Maravilhosa, nessas oportunidades conheci pessoas e paisagens incríveis... mas, dirigindo, confesso que o coração bateria muito, muito mais forte. Por sorte, minha querida amiga Fabi assumiu o volante do carro rumo ao destino tão sonhado de águas salgadas cristalinas.

A sugestão para rota desde o Galeão é utilizar seu melhor aplicativo de GPS, nós utilizamos o Waze e não tivemos problema algum no caminho, chegamos em 2h30min, sem imprevistos.

 

Fim de semana sensacional em Arraial do Cabo/RJ

Após o check in em nosso hostel, que super indico: Villas Boas, partimos para presenciar o pôr do sol no Mirante da Boa vista. O Sol não estava bem "aparecido" naquela tarde, mas mesmo assim, a visão do mar impressionou desde logo.

Seguindo o passeio, decidimos jantar no muito bem avaliado Bacalhau do Tuga, um restaurante de comida tradicional portuguesa, com diversidade de frutos do mar, moquecas e grelhados. O destaque são os bolinhos (pastéis) de bacalhau imperdíveis, com ênfase no prato principal, que cá pra nós, teria servido 3 viajantes com fartura. De sobremesa comemos pastéis de nata e a melhor baba de camelo que já provei (doces portugueses sensacionais).

Com atendimento ao público das 18 às 23 horas, o restaurante fica localizado à Rua Santa Cruz, 5 - Praia dos Anjos, Arraial do Cabo - RJ, 28930-000 - Telefone: 22 26221108.

Atenção para a dificuldade em encontrar estacionamento!

Já na manhã seguinte, acordamos entusiasmadas para conhecer a Praia do Forno, que fica a um quilômetro e meio de distância do centro, com a expectativa de encontrar as águas mais quentes da região (sob outra perspectiva, as águas menos geladas).

A Praia do Forno possui dois tipos de acesso: um pelas embarcações, com média de preço de dez reais o trecho e a segunda por uma trilha, que levamos em média vinte minutos para concluir.

Chegamos ao local para comprar tickets do barco e desistimos ao encontrar uma fila quilométrica, resolvemos, por alegria do destino seguir a trilha a pé para a Praia. Certamente foi a mais linda das trilhas da minha vida! Havia de famílias a pessoas da melhor idade subindo a trilha, ou seja, você também pode!

Se aceitar um conselho: leve uma mochilinha com chinelos e a troca de roupa, mas percorra o trajeto de tênis... meus chinelos se tornaram armas mortais para uma pessoa estabanada em meio a degraus formados nas rochas.

O visual da praia é indescritível! E há infraestrutura para alimentação, com diversos quiosques para que você possa tomar açaí, comer peixe frito, tomar um picolé para se refrescar do calor.

Conselho dois: NUNCA acredite que o mormaço não causará problemas, assim, mesmo que o Sol não pareça estar tão presente no dia, filtro solar antes e depois dos mergulhos são extremamente importantes!

Outro destino imperdível em Arraial é o Mirante do Pontal do Atalaia e as Prainhas, aqui o segredo é chegar cedo, já que se paga dez reais para estacionar e, em época de alta temporada e fins de semana, quem acorda tarde perde o direito a estacionar.

A vista do Pontal era ainda mais magnifica do que a da Praia do Forno, com areia branca e fina, o dia estava mais aberto, o que realçou ainda mais as multi cores do oceano.

Para ter acesso às Prainhas, você deve descer uma escadaria bem desafiadora, mas o problema não está na descida, de forma alguma, a dificuldade está na lembrança de que tudo e todos que descem, ao final do dia devem subir!

Com toda a certeza eu passaria uma vida toda a olhar pra esse horizonte fantástico sem sequer fazer qualquer menção dos problemas do cotidiano!

Se você tiver um tempo precioso para praticar atividades como mergulho e passeios de barcos, vá para a Praia dos Anjos, de lá partem as embarcações para tours de duas a quatro horas, passando pela Gruta Azul, Praia do Farol e as já comentadas Praia do Forno e Prainhas.

Você encontrará guias e vendedores dos passeios ao longo da avenida na beira mar da Praia dos Anjos, há passeios que em média custam setenta reais por pessoa.

É interessante comprar/reservar sua visita para o mais cedo possível, dada a limitação de turistas na Praia do Farol, 250 pessoas a cada 45 minutos.

Para finalizar dicas de Arraial do Cabo, que precedem nossa postagem sobre Búzios, seus encantos e vida noturna, aproveito para indicar um achado em meio à cidade... Di Luise é uma lanchonete, doceria que nos cativou pelos excelentes preços, hambúrgueres e tortas/pudins... Uau! Passe por lá e não se arrependa, já que não só os quitutes são deliciosos mas o atendimento é impecável. O Di Luise fica à Rua Campos Sales, 99-199, no Centro de Arraial do Cabo. Telefone para contato: 22 26222177

Após este breve relato, aproveite passagens promocionais aéreos para a Cidade Maravilhosa e dê uma escapadinha ao imperdível paraíso, logo ali em Arraial do Cabo!

Lembrete de amiga: Você pode se divertir e aproveitar a vida com sua cara metade, com filhos, família ou amigos, o importante é conhecer bem a pessoa com quem você vai conviver aqueles dias e respeitar os limites e vontades do companheiro de viagem, para que futuros destinos possam ser visitados com alegria e a melhor companhia! Agradecimentos especiais à Fabi :P

Veja também: Como planejar sua viagem - Dicas para arrumar as malas para viagens curtas - Opções de malas para o seu estilo.

Abraços e boa viagem!

 

 

 

Jessica Lins, 31 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

 

← Artigo Anterior Próximo Artigo →

Deixe uma resposta