MONTEVIDEOO Uruguai, nosso país hermano de hoje, também membro do MERCOSUL, possui uma capital encantadora, às margens do Rio da Prata, Montevidéu ou Montevideo é considerada uma das trinta cidades mais seguras do mundo, com a melhor qualidade de vida da América Latina.

Com ótimos preços de passagens aéreas para o destino, pode-se conhecer o exterior em uma viagem de  bate e volta de três dias, por exemplo, considerando-se a distância e a quantidade de horas de voo.

Conhecendo os quatro cantos de Montevidéu

Após comprar suas passagens, visite o site oficial da cidade, também em português, que indicará tudo o que há de melhor para se fazer/conhecer nesta terra de pessoas bonitas e gentis que sempre sabem que somos brasileiros. :P

Desde o ano de 2013, o governo uruguaio, a fim de incentivar o turismo, criou uma política de isenção e devolução de imposto sobre valor agregado - IVA, com a qual se pode receber o valor do imposto no momento de fechamento da conta do hotel, na hora de pagar restaurantes ou locar veículos.

Há uma infinidade de hotéis, apartamentos, hostels... à época que estive lá, encontrei o Hotel Alvear, um três estrelas confortável, com bom preço e incrível localização, na Calle Yí com a Avenida 18 de julho, que é a principal da capital uruguaia, contando com Cassinos, Boliches (discotecas/baladas), algumas filiais da rede de supermercados Ta-ta.

Explorando a avenida, há a Fonte dos Cadeados, na qual os apaixonados deixam seu cadeado com iniciais gravadas, rezando a lenda que aqueles que deixam o objeto ali, voltarão com seu par e o amor sobreviverá para sempre.

Você encontrará facilmente Centros de Informação ao Turista, onde há mapas da cidade e atendentes super prestativos para ajudar no que for preciso.

Caso você decida conhecer a região à pé, prepare calçados confortáveis e, com um mapa na mochila, desbrave os caminhos do centro até a Cidade Velha.

Já para aqueles que quiserem/puderem investir no transporte voltado aos turistas, vale a pena comprar bilhetes para o Bus Turístico, que te levará para diversas paradas pela cidade, nos pacotes de 24 e 48 horas.

Na parada do ônibus ou em alguns minutos de caminhada do centro sentido Cidade Velha, encontramos a Praça da Independência, onde se localiza o prédio da Presidência da República. Após apreciar a paisagem e até visitar as exposições de arte no primeiro piso do Palácio do Governo, você encontrará o Portal da Cidade Velha (Puerta de la Ciudadela), construído em 1724, é um dos marcos arquitetônicos mais antigos do bairro mais antigo, que começa na Rua Sarandí (apenas para pedestres).

 

Na Cidade Velha há restaurantes, feiras de artesanato, antiquários, livrarias e baladas noturnas, embora eu tenha seguido o conselho da atendente do centro de informações para turistas, que avisou ser um pouco perigoso andar a pé fora do horário comercial.

 

 

Passeie pelo Teatro Solis e participe da visita guiada e, caso a fome bata, é possível comer em um dos melhores restaurantes da cidade, Rara Avis, que se encontra junto ao Teatro.

 

Caminhando pelas ruas antigas, você encontrará o Mercado do Porto, com camarões, lagostas e diversos frutos do mar muito frescos. Há diversos restaurantes no Mercado e você pode desfrutar de uma das refeições mais deliciosas da vida acompanhada por Medio y Medio (vinho suave tradicional) ou por Clericot (uma sangria de vinho branco, com frutas da estação).

 

Tradicionais no Uruguai, você pode optar por padarias e restaurantes pequenos, onde há empanadas (um salgado assado a base de massa folhada) com diversos recheios, mezzalunas (conhecemos por croissant, ou os sensacionais chivitos (sanduíches acompanhados por "papas" batatas fritas).

 

Em sentido diverso da Ciudad Vieja, pode-se visitar o Parque Rodó, o maior de Montevidéu, encontra-se em uma área nobre, próximo à rambla (orla beira mar incrível para caminhadas no pôr-do-Sol).

 

Prosseguindo, indico o Shopping Punta Carretas para compras e uma ida à praia de Pocitos, para posar para foto com o letreiro MONTEVIDEO, que fica na Rambla República del Peru.

 

 

 

Quando estive em Montevidéu, decidi investir em duas refeições mais caras porém impressionantes desde as pesquisas pela internet feitas no Brasil, para evitar filas, fiz reservas em ambos os restaurantes:

Montecristo - localizado na calle Francisco Vidal, 636, quase 21 de setiembre, em Pocitos, este restaurante-museu foi instalado no Castillo Pittamiglio. Imperdível. As reservas podem ser feitas pelo site ou pelo telefone (598) 2710 17 44 ou 2710 71 16, com horário de chegada e saída.

 

 

Francis - à calle Luis de la Torre 502, em Punta Carretas, este lugar, em especial, conquistou meu paladar além de todos os demais sentidos. Há outra unidade do restaurante em Carrasco, na Avenida Arocena 1692 esquina com Gral. Rivera.

 

 

É importante frisar o ótimo transporte público na cidade, com destaque para o Terminal Rodoviário Tres Cruces, que além de ser um shopping center, te leva às cidades do interior e litoral como Colonia do Sacramento e Punta del Este (logo falaremos destes destinos a aproximadamente 3 horas da capital).

Se você quiser aproveitar a vida noturna da capital, a dica é o Baar Fun Fun, na calle Soriano, 922, Centro, com shows, bebidas e apresentações de música popular uruguaia. O funcionamento é das 20 às 2:30 horas, valendo chegar cedo para não ficar em pé a noite toda!

Por fim, mas não menos importante, fica a experiência de quem não levou roupa de frio, pois estaria em pleno verão uruguaio, mas teve que comprar um casaco  para suportar o vento gelado da noite: Montevidéu é um ótimo local para comprar couro fino, lembrando de pedir o formulário para o tax free e a linda devolução de imposto no aeroporto local ao retornar para casa.

Necessitando de malas e acessórios, confira nossas ofertas!

Esperando que você também esteja mega empolgado(a) para visitar e conhecer os encantos de Montevidéu, desejo boa viagem!

Até logo,

Jessica Lins, 31 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)