Organizar Mala de Viagem

Em tempos onde a ANAC anunciou novas regras para o transporte aéreo, alterando, entre outras normas, a de franquia de bagagem, surgindo a esperança de que baixem os preços das passagens, é de extrema importância para um bom viajante saber organizar as malas.

Definido o destino e a época da viagem, é hora de colocar os dedinhos para trabalhar à procura de análise meteorológica que auxilie a decisão de levar roupas de frio, chuva, neve ou para dias de Sol.

Visite sites como:

- www.accuweather.com

- www.climaetempo.com.br

- www.inmet.gov.br

- www.tempoagora.com.br

Caso você não tenha ou precise renovar a sua mala de viagem, mochila, e demais acessórios para viagem, dê um pulinho para conferir as ofertas do Portal das Malas.

Quando se trata de preparar a bagagem, surgem muitas dúvidas, seguem algumas dicas sobre o assunto:

Há aqueles que entendem ser esta a pior parte da programação, eu não discordo nem concordo, mas a hora de desfazer as malas de viagem sempre me dói mais!

Para facilitar a vida, a dica é fazer uma lista de tudo o que será levado, de remédios controlados, que devem ser acompanhados pelas prescrições médicas na ida ao exterior, até roupas, produtos de higiene e beleza e itens essenciais para a sobrevivência, lembrando-se que deve ser reservado um espaço especial para lembranças e souvenirs dos locais visitados.

É necessário calcular os dias de viagem, se você é do tipo que pode repetir roupas e lavá-las na lavanderia do hotel, hostel ou da esquina, ou se prefere levar algo diferente para cada dia e ocasião.

À medida que o tempo passa, menos roupas, sapatos e itens eu levo, já que quanto mais leve sua bagagem, menor a chance de pagar excesso de bagagem ou ter dores na lombar do peso que se carrega e, acredite, já cheguei sozinha a carregar mais de cem quilos entre malas, bolsas e caixas.

Para os homens, combinações de camisetas, bermudas, camisas, calças, gravatas, meias e calçados são historicamente mais tranquilas. Nós mulheres sofremos uma pequena desvantagem neste assunto, mas creia, isto pode ser facilmente resolvido da seguinte forma:

Escolher roupas básicas que combinem entre si e não marquem na memória alheia é interessante para que se possa reaproveitar looks, caso goste de echarpes, xales e lenços, abuse deles. É possível também diversificar-se apenas trocando bijous e acessórios para os cabelos.

Sobre calçados, sandálias/chinelos serão bem-vindos a todo momento, desde o conforto da hospedagem até mesmo para caminhar em dias quentes na rua ou na praia, em caso de destinos chuvosos ou com neve, botas impermeáveis e, para o dia a dia, tênis, sapatos confortáveis e meias limpas salvam nossas vidas.

Noutra oportunidade posso relatar sobre lesões nos meus queridos pés, que atrapalharam o bom aproveitamento das férias, causadas por calçados impróprios ou comprados logo antes ou durante a viagem. Corra dessas armadilhas levando apenas os sapatos já em uso e que, conhecidamente se adequem aos teus pés.

Aproveite os bolsos diversos das malas e caso não sejam suficientes, providencie organizadores de bolsas e malas, separando roupas íntimas, meias, sapatos, roupas, líquidos e acessórios evitando maiores inconvenientes.

Todas as roupas podem ser acomodadas de modo a ocupar menos espaço, para isso, enrole-as uma a uma, encaixando os pequenos rolinhos na mala.

Os sapatos podem ser alocados em sacos plásticos ou de tecido, sem contato com as roupas, já os líquidos, estes podem ser armazenados em embalagens menores que se encontra em supermercados e farmácias (kits de viagem), bem fechados e lacrados com plástico.

As toalhas podem até ocupar bom espaço na mala de viagem, mas são ótimas para proteger itens frágeis como garrafas de bebidas ou artesanato no retorno para casa.

Se você puder se organizar, fotografando a lista dos itens levados e também os próprios objetos, isto será útil na situação horrenda de ter que pleitear indenização por extravio de malas ou objetos danificados, guarde, ainda, as notas fiscais de tudo o que comprar, para ter reembolsado o imposto do bem, via TAX FREE, no exterior (iremos explicá-lo em breve), ou para ressarcimento da companhia aérea/rodoviária que os transportou.

Pouco tempo atrás, passei pela situação de extravio da bagagem entre países no exterior, assim, também vale levar uma muda de roupa na Mala de bordo.

Em embarques aéreos, o passageiro deve levar consigo todos os bens de valor, não se pode despachar câmeras fotográficas, notebooks, celulares, joias ou dinheiro; em contrafluxo, embalagens contendo líquidos com mais de 100 ml, spray, produtos inflamáveis e perfurocortantes e não são permitidos na cabine... evite aborrecimentos lendo as instruções de segurança na oportunidade da compra da passagem, do check-in ou no link do Estacionamento Aeroporto Guarulhos, opção de Guia de Viagens.

Leve seu dinheiro e documentos em doleiras impermeáveis ou em bolsas para pescoço (neckwrap), que auxiliam na proteção contra o vento e ar frio do voo e mantém tudo de valor seguro.  ;)

Proteja sua Mala de viagem contra furtos, golpes e depreciações em geral com capas, embalagens de plástico filme, cadeados TSA e tags identificadores de bagagem, tudo isso e muito mais você encontra no Portal das Malas.

Por fim, almofadas de pescoço, máscaras de dormir e casacos são itens fundamentais para sobreviver confortavelmente ao tempo de voo, escalas e conexões.

Separe um tempo para preparar a lista, separar as roupas, sapatos, acessórios, produtos de higiene e beleza, e seja feliz... não deixe para a última hora! :D

Aproveite a vida e boa viagem!

 

 

 

 

 

 

Jessica Lins, 30 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)