Sabe aquele amigo que vive viajando e que todo mundo acha que trabalha com turismo, ou que é bem rico?! Pois então, pode ser que ele trabalhe sim com turismo ou que tenha bastante dinheiro disponível, mas é possível, também, que ele conheça os caminhos e segredos para a felicidade do viajante: ter programas de milhagens e saber como utilizá-los a seu favor.

 

Há alguns anos descobri as vantagens de realizar TODAS as compras com cartões de crédito (usando-os com moderação e discernimento), já que os meus geram pontuações, além disso, me inscrevi em todos os programas de milhagens existentes... procurando as melhores conversões de pontos...

Hoje tento manter os pontos concentrados em um só programa, evitando, assim, que as milhas se dispersem, dificultando o acúmulo.

Vamos conferir os passos para que você possa ser como aquele seu amigo, viajar pelo mundo pagando pouco ou quase nada.

 

 

Programas de Pontos do Cartão de Crédito

Um dos benefícios que o cartão de crédito nos traz, em contrapartida à anuidade, é o programa de pontuação. A cada pagamento da fatura mensal os pontos são acumulados, podendo o cliente trocá-los por descontos, ou recompensas em serviços ou produtos, dentre eles, milhas aéreas.

A quantidade de milhas ganha depende do tipo do cartão, ou seja, se ele é nacional, internacional, gold ou platinum, cada um possui exigências de determinada renda mínima para aprovação do beneficiário, gerando de 1 a 2.2 pontos a cada dólar gasto.

Caso você já tenha um cartão de crédito, entre em contato com o banco para verificar seus pontos e convertê-los em milhas aéreas. Se não possuir cartões de crédito, pesquise aquele que melhor se encaixa no seu perfil, dentre as bandeiras Mastercard, Visa, Diners Club, American Express e Elo.

Lembrando que as instituições financeiras podem ter parcerias com determinados programas de milhagens, não significando que você seja obrigado a transferir os pontos somente para aquela parceira.

Principais Programas de Milhagens Brasileiros

Milhas aéreas são a pontuação oferecida pelos programas de fidelidade das empresas aéreas, os quais tem adesão gratuita, podendo o passageiro acumulá-las toda vez que viajar nos voos da empresa ou das redes parceiras pelo mundo, transferir pontos do cartão de crédito e, ainda, na compra de produtos ou serviços de lojas parceiras.

É importante esclarecer aos viajantes que quando do check in, é preciso indicar o número do programa de milhagens a pontuar e, como "o seguro morreu de velho", fotografe ou guarde seu cartão de embarque e o bilhete eletrônico, caso necessite requerer as milhas junto à empresa aérea.

Uma outra boa notícia é a entrada em salas vips da companhia para determinadas tarifas de passagens ou categorias do programa, além do benefício de embarque prioritário, o que compensa imensamente.

Seguem as informações individualizadas e links dos principais programas de milhas brasileiros:

Programa Amigo: Membro da Star Alliance, a Avianca Brasil oferece mais de 1.300 destinos para acumular pontos que irão qualificar o passageiro entre as categorias Silver, Gold e Diamond. São 27 parceiras aéreas no mundo.

Inscreva-se no Programa Amigo neste link, conferindo informações sobre o funcionamento, o acúmulo de milhas, as parceiras aéreas e os parceiros não aéreos.

Smiles: O programa de milhagem da Gol conta com 13 parceiras aéreas no mundo.

A evolução das categorias é Smiles, Smiles Prata, Smiles Ouro e Smiles Diamante.

No link da Smiles encontramos as regras de participação e o acúmulo de milhas. Há, também, a possibilidade de aderir ao Clube Smiles, que credita milhas mensais à sua conta e permite benefícios como promoções exclusivas e menos milhas por trechos. Com novas regras, a validade das milhas acumuladas aos assinantes do Clube é de dez anos.

A grande novidade para os membros do Clube Smiles é a Conta Família, na qual o administrador pode convidar cinco familiares/amigos que sejam assinantes do Clube para acumular em uma única conta todas as milhas recebidas por eles, além da vantagem de juntar as milhas provenientes dos pontos de todos os cartões de crédito num local só.

É possibilitado comprar e transferir milhas entre contas smiles, para tanto, é necessário desembolsar de 2 a 7 centavos (a depender da promoção), com limite de milhas de acordo com a sua categoria.

O programa, em parceria com a Shell, permite o acúmulo de milhas no abastecimento de seu veículo nos postos participantes da promoção, quando o pagamento é feito através do aplicativo de celular do posto.

LATAM Fidelidade - Multiplus: Foi o primeiro programa de milhagens no Brasil, agora pertencente à LATAM, membro da aliança global One World (que conta com 15 empresas aéreas) além de outras 10 parceiras, possibilita ao viajante conhecer mais de 150 países e trocar pontos por produtos/serviços em 400 empresas.

As categorias desse programa de milhagens são Latam, Gold, Platinum, Black e Black Signature.

Confira sobre a inscrição, pontuação, categorias e parceiros aqui.

Se você é inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, há um desconto especial na compra de passagens da LATAM, veja mais no site.

Assim como o Smiles, o viajante pode acumular pontos extras no abastecimento do veículo com o programa Km de Vantagens da rede Ipiranga.

Tudo Azul: Parceiro da United e da TAP, esse programa possui diferentes categorias, evoluídas conforme a frequência de compra do cliente, são elas: Tudo Azul, Topázio, Safira e Diamante.

Há também a possibilidade de acúmulo mensal de milhas pelo Clube Tudo Azul.

Aqui você encontra as informações quanto as regras do programa.

 

As vantagens das milhas na vida do viajante

Como comentamos na postagem Como Planejar Sua Viagem sempre encontramos informações das promoções de transferências de pontos de cartão de crédito ou sobre resgate de passagens aéreas com milhas no site dos melhores destinos e das passagens imperdíveis.

Cadastrando-se nos programas de milhas acima citados e mantendo seu e-mail atualizado, as novidades sobre regras de acúmulo, promoções de trechos e destinos surpresa da semana chegam diariamente, instigando ainda mais o desejo incontrolável de partir para o mundo!

Se restou alguma dúvida ou há alguma experiência que você queira compartilhar, deixe uma mensagem aqui. ;)

Abraços,

 

Jessica Lins, 30 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)