nova iorqueEm meio a um mundo inteiro de possibilidades, Nova York certamente é um dos lugares mais desejados para os visitantes. A cidade que, assim como Las Vegas, nunca dorme, além de ser convidativa a todos os gostos e gêneros, faz com que nossa mente se sinta em um cenário dos milhares de filmes ou séries ali gravados como Friends, Sex and the City, How I met yout mother, Suit ou Gossip Girl.

Nos meus melhores sonhos eu sempre viajava para  Nova York, até que isso se tornou realidade! A oportunidade de viajar para Nova York surgiu para o outono, então, unimos o útil ao agradável esperando pela beleza da cidade em meio às folhas secas das estação, em tons de laranja e marrom, uma maravilha!

Nova York possui cinco distritos/regiões: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklin e Staten Island, cada um com suas peculiaridades.

As opções de hotel em Nova York são infinitas, você deverá pensar sobre qual o tipo de hospedagem que pretende ter, se é do tipo hostel ou hotel, se quer alugar um quarto ou um apartamento... Após muitos orçamentos, fechei com o Ramada da Lexington Avenue, localizada entre duas estações de metrô, à época, com o menor preço de hotel em Manhattan.

Foram cinco dias muito corridos, afinal de contas, há tanto a se conhecer, que meses não seriam suficientes... assim, seguem algumas dicas do que fazer, experimentar e conhecer.

Se você é do tipo que gosta de museus, deve saber de uma notícia fantástica... Há, em alguns deles, um subsídio que garante aos visitantes desprovidos de verba conhecerem seu acervo pagando "o quanto quiser". Como funciona? Você verá nestes estabelecimentos uma placa constando o valor sugerido de ingresso, caso você não possa pagar o valor cheio, pode ingressar no museu oferecendo, por exemplo, um dólar.

MET Nova York jessviajaMetropolitan Museum of Art - The MET - O museu mais incrível que já visitei até hoje, é o maior da cidade, composto por inúmeras alas como a do Egito Antigo, Grécia, arte e objetos clássicos, armaduras medievais, arte moderna e contemporânea, possui fotos, pinturas e esculturas. Um museu para passar um dia inteiro. Caso não disponha de tempo, verifique os pontos mais importantes para seu gosto e divirta-se. O horário de funcionamento é: De domingos a quintas das 10:00h às 17:30hs e sextas e sábados das 10:00h às 21:00hs.

Museu Americano de História Natural Nova YorkMuseu Americano de História Natural - O queridinho entre os museus após o filme Uma noite no Museu, é um ótimo lugar para crianças de todas as idades. A visita contará com fósseis, um esqueleto de dinossauro, animais e objetos pré-históricos, de todos os continentes e civilizações, como a Maia, a Inca e a Asteca, do oceano e objetos espaciais. Funciona todos os dias das 10:00hs Às 17:45hs, exceto no dia de Ação de Graças e no Natal.

 

 

 

MoMA Nova YorkMoMA - O Museu de Arte Moderna de Nova York, um dos maiores do mundo, é aberto das 10:30hs às 17:30hs de sábados à quintas e das 10:30hs às 20hs às sextas-feiras. Entre as obras de arquitetura e design, desenho, pintura, escultura, fotografia, gravuras, livros ilustrados, filmes e mídia eletrônica, possui obras de Pablo Picasso, Van Gogh, Salvador Dalí, Henri Matisse, Paul Cézanne, Frida Khalo e Monet.

 

 

Solomon Guggenheim Nova YorkGuggennheim - é um museu de arte que funciona das 10:00hs às 17:45hs de segundas a quartas e às sextas, e nos sábados das 10:00hs às 19:45hs, localizado em frente ao Central Park. Você poderá lembrar da arquitetura do museu visto em uma cena do filme MIB - Homens de Preto. Aqui, são exibidas obras do Guggenheim, de Van Gogh e Kandinsky.

Verifique sobre os museus que pretende visitar e baixe os apps deles, que contém informações preciosas sobre as exposições e as alas para visitação.

 

Central Park Nova YorkCentral Park - No coração de Manhattan, com 3,41m², este parque merece sua atenção! Há atrações sensacionais a visitar, como o Zoológico que inspirou o desenho Madagascar. Dá pra visitar o parque e fazer uma caça aos tesouros por ali escondidos, como o Castelo Belvedere, as estátuas do cão Balto e da Alice no país das maravilhas.

Há ali muitas pessoas brincando, praticando esportes e fazendo piqueniques, além daqueles que buscam os famosos hot dogs do Central Park.

É possível alugar uma bicicleta para percorrer o Central Park, contratar um passeio de carruagem ou de tuk tuk.

 

Strawberry Fields Nova YorkVisite o memorial Strawberry Fields, em homenagem à John Lennon, sempre há diversos fãs no local, além de bandas alternativas e artistas de rua.

 

 

 

 

 

Times Square Nova YorkTimes Square - um dos grandes pontos turísticos da Big Apple, como é conhecida Nova York, onde você encontrará todas as nacionalidades existentes, tropeçando em inúmeros artistas de rua, o que te trará (de forma paga) fotos com Elvis Presley, Madonna, Michael Jackson, X-Men e muito mais. As noites são um show à parte pelos letreiros gigantes que impressionam qualquer um.

A loja de brinquedos Toys R Us e a M&Ms estão aqui, assim como o teatro Minskoff da Broadway.

 

madame tussauds nova yorkMadame Tussaud - esse incrível museu de cera também tem uma filial em Nova York, funciona aos domingos às quintas das 10:00hs às 20:00hs e às sextas e sábados das 10:00h às 22:00hs. Fotografe junto aos maiores artistas de Hollywood, líderes políticos e religiosos, super heróis e até com o King Kong.

Não perca o filme 4D que o museu oferece.

5ª Avenida - Talvez a rua mais famosa do mundo, a 5ª Avenida de Nova York possui lojas das maiores grifes. Posso dizer que a sensação de comprar qualquer coisa ali remete-nos à uma vida milionária. A famosa Apple Store com design de vidro está ali, assim como o Empire State Building e a deslumbrante Catedral de Saint Patrick.

 

Falando no Empire State Building, um arranha-céu de 102 andares, que por quase quarenta ano foi o maior edifício do mundo, ele contém observatórios de 360º, com uma vista de tirar o fôlego. Todos certamente lembram deste prédio sendo escalado pelo King Kong.

 

Rockefeller Center Nova YorkRockefeller Center - um complexo de 19 edifícios comerciais onde há um rinque de patinação do gelo no fim do ano, juntamente à uma linda árvore de Natal.

Se você achar o Empire State muito bonito e entender que ele também deve ser admirado de cima, suba ao Top of the Rock , no 70º andar do prédio, sugiro a compra do ticket antecipada pelo site. a visitação ocorre diariamente a partir das 8:00hs, sendo que o último elevador sobe às 23:00hs. Detalhe para a incrível subida contada com animação nas paredes do elevador.

 

 

estátua da liberdade Nova YorkEstátua da Liberdade - dada aos Estados Unidos como um presente pelo povo francês, a Lady Liberty (representando a deusa romana Libertas) está em Nova York, e representa um símbolo de boas vindas aos imigrantes. Uma amiga, certo dia, me contou que a Estátua da Liberdade não era tão grande e imponente como eu poderia imaginar... estando lá pessoalmente, concordei com ela, já que sua altura total é de 92,9 m, sendo 46,9 m de base e 46 m da estátua propriamente dita.

É possível visitar a ilha onde a estátua fica, com um Ferry. Os barcos começam a partir às 9:30hs e a última saída é às 15:30hs, exceto no dia 25 de dezembro.
É possível comprar os tickets para a ilha da Estátua da Liberdade (onde você poderá usar um aparelho que explica sobre sua construção e significados em vários idiomas), bem como para a subida ao mirante, no topo da coroa da estátua e, ainda, para a Ilha Ellis, onde está o Museu da Imigração.
Bull Wall StreetWall Street - o Distrito Financeiro de Nova York costuma ditar a economia mundial, a Bolsa de Valores mais famosa do mundo está aqui. Onde é possível visitar o Museu das Finanças e também conhecer a estátua Charging Bull, que dizem trazer dinheiro aos que a tocam... Na dúvida, é claro, eu tirei até foto para comprovar que toquei na estátua! Há sempre muitos turistas disputando espaço para fotos.

 

 

 

 

 

one world nova york

 

One World Observatory, Memorial e Museu do 11/09 - O One World Trade Center é o edifício principal do complexo reconstruído após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, erguido onde estavam as Torres Gêmeas, atualmente é o prédio mais alto do ocidente e homenageia as vítimas dos atentados. Adquira os tickets do Observatório e do Museu pela internet pois as filas são sempre grandes.

 

 

 

chinatown nova yorkChinatown e Little Italy - Dois lugares super legais para se conhecer, Chinatown é uma versão diferenciada do Bairro da Liberdade em São Paulo, para quem conhece, vai se lembrar de imediato. Aqui há várias lojas de bibelôs, frutas, legumes e restaurantes típicos. Já na Little Italy, você terá muitas opções para uma boa pasta. Se seu tempo é curto, ao menos caminhe por ali.

 

 

little italy nova yorkNo dia em que estive na Estátua da Liberdade, quando eu mais andei em toda a minha vida, subi à pé pela Wall Street, passando por Chinatown, almoçando na Little Italy e indo em busca da primeira loja da Magnólia Bakery, famosa após a série Sex and the City. Há lojas da Magnólia em vários pontos de NY, como no Rockefeller Center e na Penn Station... mas a original é um charme só! Imperdíveis os cupcakes e o mais maravilhoso banana pudding.

Neste passeio, seguimos da Magnólia para a Brooklin Bridge e terminamos o dia na Times Square... Uma loucura!

 

 

Brooklin Bridge Nova YorkBrooklin Bridge - ligando Manhattan e o Brooklin, essa ponte é uma das mais antigas pontes suspensas dos Estados Unidos... Muito famosa é a sua travessia à pé ou de bicicleta, momentos em que você irá admirar Nova York de vários ângulos.

O fim da travessia nos leva ao Brooklin Bridge Park e o famoso Jane's Carousel, carrossel para crianças de todas as idades no valor de dois dólares.

 

 

 

Grand Central Terminal Nova YorkGrand Central Terminal - Sabe aquela viagem no tempo que você sempre quis fazer? Pois bem, visitar essa estação de metrô, trem e ônibus te levará com muito charme ao passado. A Grand Central foi construída em cima da antiga estação, inaugurada em 1913. Possui lojas, bares, restaurantes e quiosques. É a mais pura beleza do século passado. Imperdível.

Bem, por óbvio que uma postagem não pode, por mais que tente, esgotar tudo o que há pra fazer em Nova York. Aqui estão alguns dos pontos principais do que a cidade oferece. Deixe em seu itinerário tempo livre para descobertas incríveis como pubs e bares de jazz, pequenas galerias de arte, pizzarias ao estilo nova-iorquino e tudo aquilo que lhe for peculiar ao seu gosto!

O importante é, ao menos uma vez na vida, pisar em NY, se comunicar, seja por mímicas ou com seu inglês junto aos cidadãos do mundo que ali estão, de todas as religiões, credos e ideologias.

Todo dia é dia, toda hora é hora para ser feliz ao som de New York, New York de Frank Sinatra, ou de New York por Alicia Keys.

Se gostou das dicas ou tem dúvidas/sugestões, deixe-nos um recado.

Até a próxima!

 

jessviaja nova yorkJessica Lins, 32 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, viajante QUASE profissional, uma Cidadã do Mundo ;)