Sabemos da difícil situação que enfrentaremos juntos por conta do coronavirus (COVID-19). Nosso compromisso maior é com o seu bem-estar, bem como do nosso time. Continuamos trabalhando normalmente de forma segura para todos.Utilize o cupom promocional PASCOA20 e obtenha descontos em todo o Site.
carrinho 0item(s)

Como planejar sua viagem

Como planejar uma viagemSejam bem-vindos ao primeiro post de uma série de dicas que poderão auxiliar marinheiros e passageiros de primeira viagem.

Talvez isso faça parte da felicidade de sua vida, as vezes poderá ser um pontapé para você conhecer o mar, outra região do país e, quem sabe, outro continente.

Aposte! Viajar faz bem para a saúde!

“Viajar é trocar a roupa da alma.”
Mário Quintana

Viajar é uma arte a ser praticada sem moderação.

Como iniciar o planejamento de uma viagem

Muito se fala sobre a dificuldade de viajar por diversos fatores, mas é necessário entender “como” cada vez mais um número maior de pessoas concretizam seus sonhos ao redor do mundo. Perguntando aos amigos sobre qual o ponto controverso que os faz não pensar em viajar, a resposta foi unânime: as finanças.

É possível SIM viajar gastando pouco. Cabe ao viajante decidir seu estilo e planejar com antecedência.

Para viajar, o primeiro passo a ser dado é saber qual o valor você pode investir, seguido da escolha da data.

No Brasil há inúmeros feriados e dias santos que podem prolongar finais de semanas ou ser emendados ao seu período de férias.

Eu, particularmente, já confiro os feriados do ano seguinte em novembro... isto para ter tempo de planejar (para onde ir, quanto gastarei e o roteiro), e por isso pude conhecer 18 Estados brasileiros mais 14 países (Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, Panamá, México, Estados Unidos, Bahamas, República Dominicana, Espanha, Portugal, Holanda, França e Itália).

Quando quiser colocar o pé na estrada (ou se jogar de corpo inteiro) a dica é perguntar-se: Qual o tempo que tenho para viajar? Quantos dias? Qual meio de transporte... carro, ônibus, avião, trem ou navio?

Há quem goste de ir a uma agência de viagens e deixar todo o trabalho de escolha para seu agente de turismo, afinal, ele está ali para isso! A vantagem é não ter que despender tempo, mas a verdade é que todo labor deve ser remunerado, assim, isto encarece seu orçamento.

Caso escolha viajar no estilo “faça você mesmo”, digo com muita certeza, o gostinho de comprar sozinho atiça os melhores pensamentos.

Por amar conhecer novas culturas e lugares, não tendo tanto dinheiro para viajar sempre por pacotes, aprendi que a próxima viagem pode sempre estar a um clique na rede.

As ferramentas para compra de passagens aéreas auxiliarão na busca incessante pelo melhor custo-benefício (menor preço e melhor itinerário – tempo de espera em conexões).

Se você tem um smartphone, indico que baixe os aplicativos, caso não, utilize os sites:

Além dos sites das próprias companhias aéreas.

A melhor dica é que os primeiros dois sites possuem equipe que fica ligada aos bons preços e promoções do momento... assim, quando eles anunciarem uma passagem de São Paulo à Paris por R$ 421,00, não pense duas vezes, corra para comprá-la, pois os assentos são limitadíssimos e, desconfio, sinceramente, que há pessoas que não dormem na madrugada para aproveitar as melhores oportunidades.

Àquele que utiliza cartões de crédito, é importante saber que eles oferecem programas de pontuação que podem te levar ao MUNDO! Procure os regulamentos para não perder tempo.

Verifique também sobre o programa de milhagens da companhia aérea que você viajou nos últimos cinco meses ou viajará, inscreva-se para acumular milhas e guarde o cartão de embarque e o bilhete eletrônico para requerê-las.

Exemplos de programas de Milhagens: Amigo Avianca, Multiplus (Latam), Smiles (Gol) e Tudo Azul.

Para viagens de ônibus, em vez de correr à rodoviária, em tempos modernos se costuma comprar online nos seguintes sites:

Já para quem pretende alugar carros, os links onde sempre encontro o melhor preço:

Quando se utiliza os apps, há descontos que podem ser interessantes!

Para reservas de hospedagem vale a dica dos aplicativos, confira os sites:

Em próximas postagens escreveremos sobre programas de pontuação e empresas de aluguel e hospedagem, quando se precisa de passaporte e vistos.

Por fim, caso você não tenha o destino dos sonhos em mente, é importante saber escolhê-lo de acordo com a época do ano, pois não adianta querer conhecer uma linda praia de águas cristalinas em tempos de chuva e frio, por exemplo.

Do que gostas? Praia, montanha, metrópoles, frio, calor, neve? É importante definir o objetivo da viagem: descanso, familiar, com crianças, para compras, apreciar a boa gastronomia, romântica, histórica, com amigos, para baladas ou férias sozinho.

Fica o convite para pensar, idealizar e sonhar.

Na próxima postagem falaremos sobre como organizar a bagagem de acordo com o destino.

Até lá.

 

 

 

 

 

Jessica Lins, 30 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, Viajante QUASE Profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

 

← Artigo Anterior Próximo Artigo →

11 ideias sobre “Como planejar sua viagem”

Deixe uma resposta