wekiwa springs state parkNosso destino de hoje é o Wekiwa Springs State Park, que fica a incríveis 18 minutos de Orlando.

Pensando em um dos mais procurados destinos norte americanos por brasileiros, você logo pensa em Orlando, certo?! Mas muito se enganam aqueles que imaginam que ir para a Flórida é motivo apenas para os amantes dos parques temáticos da Disney World ou da Universal e para aqueles aficionados em compras.

Como prometido anteriormente, vamos fazer um passeio por um dos paraísos coladinhos à cidade onde os sonhos se tornam realidade, assim, quando você estiver de malas prontas para a Flórida, poderá planejar passar um dia ou até mesmo acampar neste ou em vários outros parques estaduais de límpidas águas geladas e incrivelmente transparentes.

Como a distância de Orlando para Wekiwa Springs é bem pequena, você pode acordar às 7 da manhã e ainda chegar no horário de abertura do parque, às 8 horas. Lembrando que as atividades se encerram ao anoitecer.

O aconselhável para conhecer qualquer spring é ir no verão, onde o calor é tão grande que nada vai atrapalhar os planos de um mergulho em águas mais geladas do que nas cachoeiras desse Brasil maravilhoso. Mas, é certo que se você for corajoso, o inverno (não tão frio) da Flórida te proporcionará uma visita quase que exclusiva dessa beleza natural.

Wekiwa ParkO custo do passeio é de 6 dólares por automóvel, apenas. Se for o caso de acampar, informe-se pelo site oficial.

Mas o que você fará ao ir ao Wekiwa Spring?!

Muito, mas muito mesmo! Pode mergulhar, nadar, fazer trilha, andar de bicicleta, acampar, fazer um piquenique, aquele churrasco do bom, pescar, praticar stand up paddle, andar de canoa ou caiaque (equipamentos disponíveis para aluguel), além de explorar e observar a natureza.

A maioria de nós, crianças crescidas, já deve ter assistido aos episódios do Pica Pau quando viaja de férias para a Flórida e dá de cara com o esperto e faminto Wally Gator, que tenta, a todo custo, fazer do nosso amigo pássaro o prato principal.

Bem, em Wekiwa Springs, você pode se sentir como o Pica Pau... Há, em média, na Flórida, um milhão de jacarés, vivendo pelos pântanos, em parques naturais e também nos lagos dos condomínios residenciais... Assim, pensem em quem não quis fazer aquele passeio de canoa maroto por ali! É, exatamente, euzinha!

wekiwa canoasE o motivo para a minha falta de coragem foi aquela plaquinha alí no fundo da foto... eu até fui ler a tal placa, que alerta aos turistas que não nadem na área onde se pratica canoagem e caiaquismo, nem que se alimente os jacarés.

Daí eu perguntei pro meu primo, (marinheira de primeira viagem), por que não alimentar os jacarés? E a resposta óbvia que ele me deu foi: Se os jacarés se acostumarem a ser alimentados por humanos, sempre que virem um, vão imaginar que eles trazem comida... nesse caso, se você estiver nessa canoa e não tiver comida, nem precisa imaginar o estrago que vai acontecer, certo?!

 

wekiwa jacarés

Eis a placa que me afugentou de um passeio que, normalmente, todos adoram, mas que realmente não faz a minha cabeça!

Todos os meus primos estiveram ali, filmaram imagens fantásticas do passeio e deram de cara com vários amigos jacarés.

Dessa forma, se você é mais corajoso que eu, vá em frente e seja muito feliz com as lindas paisagens que terá pela frente.

Se você, querido amigo, é como eu, se faça a gentileza de levar, no mínimo, um óculos de mergulho, para a parte livre dos répteis, onde você vai se encantar com uma nascente em meio à cratera bem no início das águas do parque.

Prepare-se para um dia inesquecível, de muito amor à natureza, e não se esqueça de levar roupas de banho, toalhas, itens de higiene pessoal, caso vá tomar banho, filtro solar, óculos de sol, equipamentos para snorkel, além de um item mega importante, que me fez muita falta naquele dia ensolarado da minha visita! O repelente. Ali tem muitos mosquitos e eu sou extremamente alérgica à picadas (é bom sempre ter consigo um antialérgico).

wekiwa caminhoA ocasião é perfeita para um piquenique memorável, seja em família, com seu amor, ou entre amigos!

E desse jeito a gente vai enxergando a Flórida como ela realmente é. Há muito o que se conhecer por lá, então, prepare-se para amar a natureza e ter exuberantes vistas pelos inúmeros springs do Estado, como o destino de hoje, Wekiwa Springs, e seus semelhantes Parques Estaduais: Wakulla Springs, Ginnie Springs, Three Sisters Springs, Gilchrist Blue Springs, Ichetuckenee Springs, Rainbow Springs, Silver Glen Springs, Madison Blue Springs, dentre outros.

Aprecie, divirta-se e não se esqueça de trazer consigo todo o lixo que produzir! O meio ambiente agradece!

Esperando que o assunto te interesse, encerramos nosso post, lembrando que dúvidas e contribuições com suas experiências serão sempre bem vindas!

jessviaja wekiwa

Jessica Lins, 32 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, viajante QUASE profissional, uma Cidadã do Mundo ;)