washington dcSeguindo a trip da semana passada, quando visitamos Nova York, tivemos a oportunidade de conhecer a capital dos Estados Unidos, Washington D. C., que fica a 364 km de lá.

Partimos ao nosso destino de ônibus, pela Mega Bus, companhia que parte da beira do Rio Hudson com destino à estação rodoviária e ferroviária Union Station, que possui no térreo lojas de roupas e de lembranças da cidade e no subsolo, alguns restaurantes.

Importante saber que se você já tiver as datas da viagem, no site da Mega Bus é possível encontrar passagens a um dólar, com direito a wi-fi gratuito durante o percurso.

A criação de uma capital independente dos Estados Unidos foi discutida na Convenção de Filadélfia, em 1787, e Washington D.C. começou a ser construída em 1792, inaugurada em 1800, sendo a sede dos três poderes americanos.

Para quem é apaixonado por história e/ou política, a cidade é o lugar certo para dias incríveis!

Estivemos em Washington no outono, uma das melhores épocas para se visitar a cidade, além da primavera, quando florescem as lindas cerejeiras levadas do Japão.

Nos hospedamos na casa de uma prima, em Alexandria, mas uma boa região para procurar hotéis é Dupont Circle, próxima à estação de metrô, bares e restaurantes, em construções do final do século XIX.

Pois bem, vamos aos passeios... que em sua maioria são gratuitos.

Usando roupas e calçados confortáveis, comece o dia pelo National Mall, onde se encontram diversos museus e monumentos:

  • National Gallery of Art
  • National Museum of American History
  • National Museum of Natural History
  • National Museum of African Art
  • National Air and Space Museum
  • National Museum of the American Indian
  • Smithsonian Institute
  • Hirshhorn Museum
  • Arts and Industries Building 
  • Arhut M. Sackler Gallery
  • Freer Gallery of Art
  • Lincoln Memorial
  • Washington Monument
  • Thomas Jefferson Memorial
  • Franklin Delano Roosevelt Memorial
  • Martin Luther King Jr. Memorial
  • Vietnam Veterans Memorial
  • Korean War Veterans Memorial
  • World War II Memorial

Por esta ampla alameda, caminha-se do Capitólio ao Memorial Lincoln, nada melhor para relembrar diversas produções cinematográficas que até hoje fazem parte do imaginário de todos, como Forrest Gump no espelho d'agua em frente ao Memorial Lincoln (Reflecting Pool) e Independence Day.

 

biblioteca do congressoO Capitólio (foto inicial) abriga o Congresso Nacional, do outro lado da rua encontra-se a Biblioteca do Congresso (Library of Congress), também de entrada gratuita, possui três prédios: Thomas Jefferson Building, com horário de funcionamento ao público de segunda a sábado das 8:30 às 17:00h, James Madison Memorial Building, de segunda a sexta das 8:30 às 21:30h e sábados de 8:30h às 17h, e John Adams Building, de segunda, quarta e quinta das 8:30h às 21:30h e terças, sextas e sábados das 8:30hs às 17. É a maior biblioteca do mundo e conta com mais de 150 milhões de itens, entre livros, manuscritos, filmes, entre outros.

 

white house washington

 

White House - a Casa Branca, residência oficial do Presidente da República desde George Washington. Conta com seis andares, nos quais há 132 quartos e 35 banheiros. Para fazer um tour guiado gratuitamente é preciso contatar um representante no Congresso, via e-mail, a liberação é enviada por e-mail com a data e o horário de visita, mas é preciso preencher o formulário com muita antecedência.

 

 

 

lincoln memorial and regglecting poolreflecting poolO Obelisco - monumento a George Washington fica no centro do National Mall, nos Jardins da Constituição. Em frente à ele há o Memorial Lincoln, inspirado em um templo grego.

O memorial fica disponível ao público 24 horas por dia.

 

 

 

 

museu aeroespacial washington

 

Fomos ao National Air and Space Museum - Museu Aeroespacial, aberto diariamente das 10:00h às 17:30h, exceto no Natal. O museu é fantástico, é possível entrar em uma cápsula espacial, ver foguetes, entender como é a vida dos astronautas em viagem, ver réplicas dos primeiros aviões e saber mais sobre os pioneiros da aviação como os irmãos White e Santos Dumont e até mesmo tocar em uma pedra lunar. Há exibições, ainda, sobre o espaço e os planetas.

 

 

Fora do National Mall, podemos encontrar os seguintes museus:

  • National Archives
  • Holocaust Memorial Museum
  • International Spy Museum 
  • Newseum

 

national archivesPosso dizer, com toda a certeza, que de todos os museus que conheci, depois do MET em NY, o National Archives foi o melhor da vida! Infelizmente, não é possível fotografar no local, mas o passeio é imperdível.

O horário de funcionamento diário é das 10:00h às 17:30h.

Aqui encontram-se a Declaração da Independência dos Estados Unidos, a Constituição e a Declaração de Direitos.

Pude ver, também, a primeira Constituição escrita do mundo, datada de 1215, Carta Magna de João Sem Terra, da Inglaterra. Quando estive por lá, visitei uma coleção de documentos relacionados a Martin Luther King Jr., registros de direitos, uma exposição sobre o direito de voto das mulheres.

 

pentágono

The Pentagon - é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, é possível se inscrever no site para uma visita guiada de quarenta e cinco minutos, mas a confirmação somente chega pelo e-mail quatro dias antes da data escolhida. Há nele um Memorial ao 11 de setembro.

 

 

Outro ponto interessante a visitar é o Cemitério de Arlington, onde estão enterradas figuras ilustres da história americana, como o Presidente John F. Kennedy e veteranos da Revolução Americana. É o cemitério militar mais importante dos Estados Unidos, com direito a um memorial homenageando os soldados.

Meu passeio durou duas noites e um dia, caso você tenha tempo disponível, Washington D.C. tem muito a oferecer... é por isso que um dia ainda voltarei lá!

Perguntas ou acréscimos serão bem vindos!

Até a próxima!

 

jessviaja obeliscoJessica Lins, 32 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, viajante QUASE profissional, uma Cidadã do Mundo ;)

 

 

 

 

 

 

 

Vai viajar do Aeroporto de Guarulhos? Leia nosso artigo de Estacionamento Aeroporto Guarulhos e obtenha beneficios exclusivos ao estacionar seu carro!