saint augustine florida jess viajaFugindo do óbvio em sua estadia em Orlando, você poderá encontrar uma joia que se encontra a 168 km do nosso querido destino dos sonhos, ou seja, em cerca de uma hora e quarenta minutos, se chega a Saint Augustine, sede do condado St. Johns, na Flórida.

Fundada em 28 de agosto de 1565, para ser o primeiro assentamento espanhol em território americano, Saint Augustine é a cidade mais antiga dos Estados Unidos continental.

Há várias atividades interessantes, experiências culturais e gastronômicas fantásticas que podem ser realizadas em um bate e volta de Orlando ou, se você tiver disponibilidade e tempo, recomendo, no mínimo, um pernoite por lá.

Antes de viajar, recomendo não só a leitura de nosso post, como também uma visita ao site de turismo da cidade (com opção de leitura em português).

old jail saint augustineold jail saint augustine

Quando chegamos lá, a primeira parada foi na antiga prisão, The Old Jail, onde funciona o museu da velha cadeia.

Lá você poderá estacionar seu carro gratuitamente, comprar um bilhete para para os bondes que percorrem a cidade com um guia (há duas opções: Old Town Trolley e o Red Train Tours). Calculamos os valores, que não eram tão baratos, portanto, resolvemos percorrer as atrações próximas a pé.

Junto à velha cadeia, você poderá tirar aquelas fotos legais com estátuas do Sheriff, em uma jaula, com jacarés, prisioneiros além de visitar o museu e uma loja de souvenirs.

fonte da juventude saint augustine

Seguindo, você poderá desfrutar de um passeio pelo parque arqueológico da Fonte da Juventude. Pelo curto espaço de tempo, nós não chegamos a entrar no parque, que tem entrada paga.

Após a Fonte da Juventude, sentido Old Jail ao Castelo de San Marcos, você terá o museu Ripley - Believe Or Not de Saint Augustine. Ele possui uma coleção de itens inusitados, assim como o museu de Orlando, com o mesmo nome. Para você que somente tem um dia para conhecer a cidade, temo que não seja a visita dos sonhos, mas fica a dica em caso de uma visita com mais tempo!

Do lado de fora do Believe Or Not, encontram-se algumas estátuas e uma casa esculpida no interior de um tronco de árvore. Para ver estes itens, não é preciso comprar ingresso... É fascinante!

Prosseguindo até o ponto alto da cidade, temos o Forte Castelo de San Marcos, que me recordou, de imediato, o Castelo de San Felipe de Bajaras em Cartagena das Índias. Na primeira oportunidade que estive na cidade, visitei o local com meus primos.

castillo de san marcos castillo de san marcos

No interior do Forte, podemos visitar a maior parte das salas, que possuem placas explicando a função de cada local, há o dormitório dos soldados, a cozinha, a sala de reuniões, a capela, salas de armas, uma cela, além de uma loja de presentes.

Todos os dias eles encenam a guarda espanhola atirando com um canhão sentido ao mar.

É impressionante e super vale a pena cada dólar gasto na visitação.

No fim de 2018, retornei à Saint Augustine com minha irmã e amigos, fiz muita propaganda sobre o castelo, mas, ao chegarmos lá, descobrimos que ele estava fechado há uma semana, dada a paralisação parcial ocorrida pela briga do governo Trump que quer construir aquele muro entre os Estados Unidos e o México. Assim, o castelo, considerado um parque nacional, não está disponível para visitações por tempo indeterminado, o que é uma pena.

Outro lugar interessante é o Farol - Lighthouse and Museum Maritime, localizado do outro lado da Bridge of Lions, uma ponte móvel (para passagem de embarcações), a ponte é uma obra de arte à parte, com as estátuas de leões.

Você irá se apaixonar pelas ruas históricas do centro da cidade, que estão do outro lado do castelo. A rua principal é a St. George Street.

Há uma infinidade de restaurantes com diversos estilos culinários. Nós almoçamos no Barley Republic, na Spanish Street, em frente a este restaurante há um estacionamento pago, foram 10 dólares para o dia todo.

A escolha do restaurante se deu não só pela fome e proximidade do carro, mas também porque sempre tive curiosidade em comer comida irlandesa. Eles servem entradas, sopa, salada, sanduíches, além dos pratos tradicionais principais como Fish n' Chips, Sheperd's Pie, Cast Iron Ribeye e Bangers and Mash. A melhor pedida, na minha opinião, é a costela! Há um menu de drinks com preços convidativos, pagamos 2 dólares pela mimosa. Amantes de cervejas estarão no local correto!

lightner museum saint augustine lightner museum saint augustine

Visitamos um museu que nos surpreendeu, não só por sua beleza arquitetônica (construído para ser um hotel, o Alcazar), mas também pela infinidade de obras e itens colecionados por Otto Lightner.

É possível encontrar aparelhos de som de décadas diversas que funcionam até hoje. Há duas apresentações diárias na sala de música.

São três andares com temáticas diferentes, abrigando um leão empalhado, diversas bonecas, estátuas, quadros, esculturas, móveis vitorianos, jogos de jantar, moedas e até uma múmia egípcia. Ou seja, para curiosos e historiadores, é a perfeição em um único lugar!

 

lightner museumlightner museummumia lightner museum

Essa simpática, alegre e acolhedora cidade se transforma todas as noites na época do Natal, com luzes que embelezam a cidade em um espetáculo chamado Night of Lights, imperdível e mágico. O Lightner Museum é um dos mais belos lugares iluminados nestas noites!

flagler collegeaboboda flaglerLogo em frente ao Lightner, há o Flagler College, que completou 50 anos em 2018. O prédio abrigou o antigo Hotel Ponce de Leon, construído por Henry Flagler, em 1887, que criou uma riviera americana na cidade. Uma informação curiosa é que este empresário milionário, com muita influência, conseguiu levar a eletricidade ao Hotel antes da Casa Branca! Há visitas guiadas gratuitas pela Faculdade!

Catedral BasilicaEm Saint Augustine há também o Museu Medieval da Tortura, Museu dos Tesouros de Piratas, Museu de Cera e uma fazenda de jacarés, pode-se, também, visitar a primeira escola local e uma autêntica farmácia antiga. Aos religiosos, foco nas igrejas, católica, episcopal, metodista e presbiteriana. Me encantei com o interior da Catedral Basílica.

A Praça da Constituição é a primeira praça pública dos Estados Unidos.

Neste ponto da viagem, certamente o dia já está se findando. Duas dicas importantes para os famintos: Termine o dia com um delicioso sorvete da Kilwin's ou com um pedaço de pizza da eleita segunda melhor pizzaria dos Estados Unidos: Pizza Time. Ambos tem uma fila considerável, mas, isso nunca vai atrapalhar os bons apreciadores de guloseimas, não é mesmo!?

Encerramos o passeio e chegou a hora de voltar para Orlando... mas com um gostinho de quero mais!

Então, caso você esteja dando sopa pela Flórida, não perca este pequeno paraíso ;)

Até a próxima!

jessviaja jehtlag

 

Jessica Lins, 32 anos, Advogada Licenciada, Servidora Pública do Estado de Goiás, viajante QUASE profissional, uma Cidadã do Mundo ;)